A Arte de ser clichê.

I gotta take a risk, take a chance, make a change and breakaway.

Saturday, July 02, 2005

O "NÃO".

Quantas pessoas tentam filosofar esta simples palavrinha com um significado proibido, tentador ou respeitoso?

Esses dias, me falaram que a palavra "Não", é algo que não é digerido pelo homem. É algo que ele escuta e sabe o que fazer mas, não sabe digerir, entender.
Discordei na hora.

Se não soubessemos sobre o "Não", de fato, nada poderíamos afirmar sobre seu oposto, o "sim".
Desde pequenos, somos obrigados a respeitar certas normas padrões, aprendendo lentamente os passos das regras estabelecidas pelos nossos pais ou pela sociedade; uma criança, assim como eu e você algum tempo atrás, por exemplo, aprende a palavra não quando pede para sair na rua morando em uma avenida perigosa, quando quer brincar ou ver televisão antes de comer ou estudar, quando pede para a professora permissão para ir ao banheiro em horário indevido ou em qualquer outra situação desse tipo.

Mas, o que é o "não"?

De fato, não conseguimos digerir e efetuar uma boa digestão da palavrinha quando esta, nos é colocada sem explicação ou sem um motivo que, achamos justo.
Uma garota diz "não" para uma admirador sem explicações, se o dom Juan estiver realmente apaixonado irá exigir uma explicação para a queda de seus sonhos daquela maneira devastadora (dramáticamente falando).

Dicionário online: Palavra: NÃO - adv. partícula de negação; de modo nenhum; s. m: negativa; recusar; repulsa; (http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx)

Voltando aos exemplos práticos, João pede para a sua mãe deixa-lo sair na rua com alguns amigos as 22:00 da noite, vão brincar de esconde-esconde, no breu noturno. Eu e você sabemos sobre a preocupação de uma mãe, ainda mais quando Joãozinho tem apenas 7 anos recém completados. Dna. Maricota irá dizer um "NÃO" (em negrito), sem dúvidas. Lembrando dos tempos de birras primárias, sabemos que o garoto vai ficar enfurecido com a mãe e acha-la a pior mãe do mundo, sem entender que a mãe analisou cada detalhe do pedido do garoto para a sua segurança e conforto.

Falar que o "Não" é o contrário de "Sim" é uma coisa totalmente fácil, quando se sabe que "Sim", é uma afirmação positiva que autoriza algum ato, ou alguém e não o contrário disso, está explicado, não?

O ser humano digere o "Não"?

Sim, só não o faz quando não o quer. Uma menina que dá um "fora" no admirador pode ter motivos por isso, pode estar apaixonada por outro jovem, pode não conhece-lo, pode não gostar muito de alguns aspectos físicos ou psicológicos nele, etc. O menino, claro, não vai entender o "Não" enquanto não receber uma explicação clara, e se isso acontecer ficará se entediando na dúvida do "Por que?! Por quê?!", uma coisa bem maligna.
Para dizer um "Não" devemos analisar bem a situação, assim como para digerir o mesmo, devemos ter o respeito devido, afinal, se nos foi transmitido, está transmitido e não há mais o que se fazer além de se questionar.

Por algumas vezes, a palavra de três sílabas será dirigidas ao nosso ser sem uma explicação clara, porque talvez, realmente não o tenha naquele momento. Por exemplo: Quando uma criança pergunta a você o por que do céu ser azul e não laranja, se você não tiver prestado atenção nas suas aulas de física, certamente irá inventar qualquer bobagem ou recitar a frase "Porque não, oras", e quem é a criança para retrucar a afirmação se nem ela mesmo sabe o motivo?

O "NÃO" pode nos privar de muitas coisas, e nos salvar de muitas outras; um rapaz que é apaixonado por uma moça, ao vê-la casar e o padre perguntar se ela aceita o noivo, pode ficar torcendo e ficar até mesmo saltitante com um "NÃO", o noivo porém pode ficar chocado e amargurado ao ouvir essa palavra - quem não ficaria no lugar dele?!
Assim como seu oposto o "sim", há vantagens e desvantagens. Sobre o sim, quem sabe, renda para um próximo texto, uhn?

Ah, antes de encerrar o céu não é azul só porque Deus é homem (de acordo com um amigo meu, é azul porque Deus é homem, se ele fosse mulher, certamente seria rosa). Lembrem-se disso. ;)

Abraços.

8 Comments:

  • At 1:02 PM, Anonymous Anonymous said…

    Lela, vc escreve muito bem! Você nasceu pra escrever sobre ser clichê!
    Primeiro post sobre internet ficou muito bom, e o segundo sobre fazer pose de ser suicida, na verdade só querer aparecer é o que eu mais gostei até agora, isso me fez lembrar que tenho que conversar com você a respeito de uma coisa...
    O terceiro sobre o NÃO, também é bem original!

     
  • At 8:24 PM, Anonymous Anonymous said…

    é dessa sem palavras vc escreve de + ... mto rox os seus texto ...
    o que mais posso dizer ...

     
  • At 12:00 PM, Anonymous Anonymous said…

    Nossa Dede, fico o maior legal esses texto...Eu nem acreditei q a minha própria irmã q escreveu...Mó da hora meu...^^
    Tchau.

     
  • At 3:20 PM, Anonymous Anonymous said…

    Achei a idéia desse texto legal mas o desenvolvimento foi meio clichê XD Pelo menos me deu essa impressão... Muitos exemplos de coisas do dia a dia e pouco estudo sobre o clichê do não ou sobre o pq dele existir. Digamos que faltou um pouco de filosofia na questão, mas... Acho que esse tema é meio foda de ter um embasamento filosófico. XD
    De qualquer maneira me fez pensar sobre essa questão.

    Bjux dona =*

    PS: Um dia q tiver saco puxe conversa comigo no MSN senão vou ficar complexado e vou começar a cortar meus pulsos e contar pra todo mundo! Hahaha

     
  • At 5:34 PM, Anonymous Anonymous said…

    Mesmo sabendo que eu discordo com suas opiniões sobre o "não", eu posso definitivamente dizer que você escreve bem (Mas estou ficando bem repetitivo nesses comentários, oui?)

    Até a próxima, ms. Dessa

     
  • At 3:23 PM, Anonymous Anonymous said…

    Passei aqui só para dizer que já fiquei sabendo do seu novo blog!
    Na verdade só dei uma lida rápida neste post, mas daqui a pouco leio melhor.

    A propósito: Se o céu é azul porque Deus é homem, então Ele também é gay, já que adora exibir um arco-íris de vez em quando...

    Beijos, querida!

    Ass.: Tat, Pelha (não consegui pôr meu nome ali em cima... incompetente...)

     
  • At 12:42 AM, Anonymous Anonymous said…

    Não vai atualizar, não?
    Li todo seu post dessa vez. Muito bem escrito, Lelita! Por que não manda para uma revista? Pode ganhar dinheiro com isso.

    Mas, mudando de assunto... A aventuras cotidianas de Tinder, Elisa e Carmem terminaram sem terminar? Quero saber o final da novela! Humf...

    Beijos!

     
  • At 8:07 AM, Blogger Su. said…

    Boa!
    Parabéns!
    Haja gente que fale neste planeta!

     

Post a Comment

<< Home